sábado, 27 de junho de 2009

Cidade dos Sonhos (Mullholand Drive)


Ficha Técnica:
Título Traduzido: Cidade dos Sonhos
Título Original: Mulholland Drive
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 145 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2001
Site Oficial: http://www.mulhollanddrive.com/
Estúdio: Le Studio Canal+ / Asymmetrical Productions / Imagine Television / Les Films Alain Sarde / The Picture Factory / Touchstone TelevisionDistribuição: Touchstone Pictures / Universal Pictures / Imagine Entertainment / Le Studio Canal
Direção: David Lynch
Roteiro: David Lynch
Produção: Neal Edelstein, Joyce Eliason, Tony Krantz, Michael Polaire, Alain Sarde e Mary Sweeney
Música: Angelo Badalamenti
Fotografia: Peter Deming
Desenho de Produção: Jack FiskDireção de Arte: Peter Jamison
Figurino: Amy Stofsky
Edição: Mary Sweeney

Elenco:
Justin Theroux (Adam Kesher)
Naomi Watts (Betty Elms)
Laura Harring (Rita)
Ann Miller (Coco Lenoix)
Dan Hedaya (Vincenzo Castigliane)
Mark Pellegrino (Joe)
Brian Beacock (Cantor)
Robert Forster (Detetive Harry McKnight)
Michael J. Anderson (Sr. Roque)
Angelo Badalamenti (Luigi Castigliane)
Scott Coffey (Wilkins)
Billy Ray Cyrus (Gene)
Chad Everett (Jimmy Katz)
Kate Forster (Martha Johnson)
Melissa George (Cammie Rhodes)

Sinopse:
Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.

Um grande problema para alguns "críticos" de cinema é o simples fato de julgarem errado oque não se entende. Alguns filmes (como os de David Lynch) simplesmente não são feitos para serem totalmente compreendidos, mas garanto que todos(ou quase todos) tem uma explicação coerente.
Mullholand Drive não é diferente. Um filme em que só percebemos oque realmente acontece quando o final se aproxima, e nos mostra que nem tudo é como se imagina. "Cidade dos sonhos", uma tradução muito objetiva para um filme tão subjetivo, Mullholand drive é mais do que isso.
Cidade dos Sonhos mostra, assim como "Estrada Perdida (Lost Highway)", também de David Lynch, que até mesmo dentro dos nossos sonhos ou nossas loucuras, a verdade vem à tona, junto com o remorso de ter enlouquecido, ou até mesmo o remorso de não ser a pessoa que se quer.
Diane que acredita ser betty, que é apaixonada por Rita, que na verdade é Camilla, que fica com Adam. Uma loucura, uma explicação: Diane estava sonhando o tempo todo, e percebe-se isso ao longo do filme. Betty é tudo que Diane queria ser. A quase morte de Camilla (ou de Rita) num acidente, o jeito com que Betty(ou Diane) tenta ajuda-la, o dinheiro que aparece sem explicação, o papel principal no filme do diretor Rooker, a cada da tia em que ela vai morar.
Na verdade Diane não era nada disso, ela era simplesmente a mulher que era apaixonada pela atriz principal do filme (Camilla), e fazia alguns papeis de ponta com ajuda da sua amiga. Diane criou, durante 80% do filme, uma perspectiva de ser uma pessoa maravilhosa. Mas após um momento (acredito eu, que depois da abertura da caixa azul), ela se acorda, e aí mostra a verdade. Diane é completamente apaixonada por Camilla e não aceita que ela va se casar com Adam, e então contrata um assassino de aluguel para matá-la.
No entanto ela se arrepende(ou não), e seu remorso faz com que cometa suicídio. Os dois velhinhos que aparecem no final assustando Diane acredito eu que seja sua consciência pesada, e essa consciência aparece na forma dos seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário